Como tudo começou
Eunice Vaz
Olá, eu sou a Eunice, natural de Recife, onde resido. Sempre me identifiquei com o universo infantil e costumo dizer que a imaginação da criança, é uma fonte de inspiração para muitos artistas, autores e ilustradores do mundo inteiro. Ver um mundo com os olhos de uma criança é bem melhor!
Amo ler e adquirir cedo o hábito da leitura nas histórias de Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga e os clássicos da literatura infantil e infanto Juvenil. Participei de um projeto voluntário de contação de histórias na Casa Marcelo Ásfora, como educadora. No mesmo ano comecei a estudar pintura na escolinha de artes do Recife.
Adoro viajar e nos meus roteiros de viagem, procuro sempre conhecer a cultura local e visitar museus, exposições, bibliotecas, centros culturais e os jardins Botânicos, para conhecer as plantas nativas das regiões, vejo a jardinagem como uma arte, que também é uma das minhas paixões. Com essa bagagem cultural, nasceu o projeto “Crianças Mãos que Constroem”, trabalhando a arte no jardim.
Na Lumina, sou a responsável pelo projeto pedagógico na área ambiental e ministro oficinas itinerantes de jardinagem e artes, com a minha sócia Jane González, voltado para o público infantil. O nosso objetivo é contribuir na educação cultura e artística das crianças.
Jane Gonzalez
Olá, eu sou a Jane. Sou Paulista, e atualmente moro em Barcelona. Sou fotógrafa, retocador e professora especializada em técnica fotográfica, gerenciamento de cores e manipulação de imagens digitais.
Sou uma devoradora de informação e bastante inquieta terminando um master em Desenho Gráfico.
A natureza e a arte me emocionam e inspira. Coleciono ver quadros famosos na minha memória. É uma coleção na “nuvem” como eu digo, que visito sempre lembrando dos momentos felizes.
Faço grandes caminhas em entornos naturais e isso me conecta com o meu eu interior. Quando caminho tenho muitas idéias que me fazem sonhar.
Na Lumina, sou a responsável da fotografia, do desenho gráfico e da tecnologia. Também nas férias de janeiro, estarei presencialmente nas oficinas compartilhando e aprendendo com toda as crianças que participarem.
Lumina significa...
De todos os significados que encontramos a palavra Lumina esse é o que mais se identifica com o nosso projeto criativo:
“…resultante de jeito imaginativo, sinônimo para eureka, necessidade de obter uma idéia luminosa – brilhante, um estalar de dedo.” Fonte: Dicionário Informal
Queremos oferecer oficinas criativas e inspiradoras, que além de brincar possam instruir e aguçar a curiosidade observação, ajudando a crianças e adolescentes através do uso da arte a se expressar, a respeitar o meio ambiente e a usar a tecnologia de uma maneira muito mais responsável.
— Eunice & Jane—