A fotografia é uma atividade que exige criatividade, capacidade de observação, imaginação.
O objetivo é aprender alguns fundamentos da fotografia, ferramentas e linguagem fotografica, explorando o lado mais artístico das crianças ao longo da oficina.
Este curso não se destina a formar crianças profissionais, mas a usar a fotografia como forma de expressão artística para que aprendam a contar uma história através de imagens e entender que em cada imagem existe uma leitura.
As crianças podem usar telefones, iPads ou qualquer câmera não profissional para este curso.
A fotografia é uma arte que implica um grande exercício de observação e criatividade. Por isso, é uma ótima oportunidade para estimular pouco a pouco a sua capacidade de observação e análise de imagem de uma maneira crítica. A criança será incentivada a observar o seu alvo de diferentes ângulos e fazer a captura do melhor plano. Claro, tudo vai depender da idade.
Uma das habilidades que um bom fotógrafo deve dominar é ser empático. A prática da fotografia proporcionará à criança habilidades sociais para interagir de forma respeitosa e calma com o seu entorno.
Como outras atividades artísticas, a fotografia permite que a criança se expresse livremente, pois sendo um exercício de criatividade, permite que a criança se conheça melhor, expressando os seus sentimentos, valorando melhor a diferença ou o que nos faz únicos.
A fotografia estimula a imaginação e desenvolve a criatividade. Ser criativo não é uma arte, é uma competência que pode e deve ser aprendida e desenvolvida diariamente. Essa competência é um método de sobrevivência, pois com a ajuda da criatividade tomamos melhores decisões, inovamos na nossa realidade e encontramos mais respostas para os problemas do dia a dia. Outro aspeto interessante que Edward de Bono nos revelou na sua época é que ser criativo não está relacionado à alta inteligência. Todos nós temos essa capacidade em nós mesmos e que as vezes o próprio sistema de educação apaga essa espontaneidade de nós.
Uma sessão fotográfica precisa ter planejamento. Na fotografia de rua, a observação aliada com a paciência é que vão construir a imagem desejada. Em produto, muitas vezes se precisa construir um set, depois encontrar a luz adequada para que se veja o produto bem, e assim em cada categoria fotográfica. Ao contrário do que muitos pensam, não é apertar o botão e acabou. E a paciência joga um fator importantíssimo na contração da imagem desejada.
"Em uma sociedade tecnológica, a educação é fundamental."
Enrique Gracián, matemático
Na descrição de cada oficina está indicada qual é a idade de participação da criança. Para a oficina de Van Gogh , a idade recomendada é de 8 a 12 anos.
A oficina tem uma duração de 3 horas. As crianças fazem uma parada de 20 minutos para lanchar.
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito em 2 vezes ou à vista por Pix.
Não. Todo material e o lanche estão inclusos no preço.
Sim. O segundo irmão tem desconto de 10%.
Se o seu filho é criativo, gosta de brincar com a câmera do telefone, tem uma rede social e já faz foto para ela, temos certeza que esse conteúdo será de ajuda na sua formação como pessoa e como um profissional em um futuro não muito longe, afinal, o tempo passa tão rápido e eles crescem tão depressa!
Atualmente a fotografia é um meio de comunicação visual com uma linguagem própria que está muito enraizada em toda a nossa cultura.
Cada dia, consumimos um número infinito de imagens que informam, anunciam e também algumas vezes manipulam o conteúdo para levar-nos em uma direção, ou opinião.
As escolas formais ainda não perceberam como é importante integrar esse meio de comunicação existindo vários fatores sobre esse ponto, mas o mais importante é a falta da toma de consciência da necessidade de uma alfabetização audiovisual.
Além dos benefícios mencionados acima, não podemos esquecer que a fotografia é: